terça-feira, 30 de agosto de 2016

A LEITURA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Na atualidade, mais do que nunca a leitura parece assumir um papel central, uma vez que a sociedade do conhecimento, na qual estamos vivendo, alimenta-se primordialmente da circulação da informação, especialmente da informação escrita. No entanto, segundo Augusto Curry, os estudantes no mundo todo estão se tornando, em sua grande maioria, do ensino fundamental à universidade, uma massa de repetidores de informações e não de pensadores que amam a arte da crítica e a da dúvida. Aprendemos a explorar os detalhes dos átomos e as forças que regem o universo, mas não sabemos explorar o mundo de dentro. Temos informações que nenhuma geração jamais teve, mas não sabemos pensar, transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência.
Muitas vezes, costuma-se separar os membros desta sociedade pelos seus níveis de acesso a esses bens de informação: entre aqueles que têm e os que não têm acesso à informação escrita, assim como a capacidade de cada um em utilizá-la. Embora não exista letramento zero, percebe-se a necessidade de ampliar os níveis de compreensão ou de construção de sentidos pela leitura a cada dia. Portanto, parece natural que se venha a atribuir interesse e importância crescentes à compreensão escrita.
Além disso, a massificação do acesso às novas tecnologias da comunicação, principalmente pelo meio do uso da internet, faz com que a compreensão da leitura adquira um prestígio cada vez maior, uma vez que a falta de competência do indivíduo neste campo prejudica o desempenho escolar, a completa integração da pessoa com a sociedade e sua eficaz entrada e manutenção no mundo do trabalho.
Mempo Giardinelli, professor, jornalista e escritor argentino, que há mais de vinte anos é um militante pela leitura, afirma, em sua obra Voltar a ler: propostas para ser uma nação de leitores, “não é possível nem sequer imaginar um futuro para o mundo sem leitura. Isto é: sem povos leitores que forjem nos livros seu critério e aprimorem sua democracia. [...] não existe desenvolvimento sustentável educacional, social nem político se não está apoiado, também, em uma sólida política de Estado de leitura que estabeleça e garanta direito da população a ler, que disponha os meios para que isso seja sustentável e que transforme a educação e também todos os outros campos das obrigações republicanas”. (2010, p. 21-2)
A importância da leitura é reafirmada a cada dia, quem gosta de ler, certamente, aprendeu em um determinado momento de sua vida que por meio desta poderia ampliar seus conhecimentos, conhecer novas visões de mundo e mesmo conhecer o mundo sem sair do lugar, vivenciando emoções e estimulando seu raciocínio e sua criatividade.
Cada novo dia, representa uma nova oportunidade para voltarmo-nos ao mundo da leitura, no qual está a chave do sucesso, para tornarmo-nos pensadores e transformadores da realidade, não apenas repetidores de informações.
Desejo ótimas leituras a todos!!!
Luciane Sippert
sippert.luciane@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário