quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA VIDA DAS PESSOAS E NO CONTEXTO ESCOLAR[1]


 

 

 

Comunicar-se é essencial para a vida em sociedade. Desde os tempos primórdios, o homem buscou formas diferenciadas de estabelecer comunicação entre os seres de sua espécie. Pinturas rupestres em cavernas, desenho de símbolos, as letras e a fala são algumas formas que o ser humano desenvolveu ao longo da história para comunicar-se. Graças aos nossos antepassados, que foram aprimorando as maneiras de estabelecer comunicação, que hoje conhecemos diversas línguas – faladas e escritas – que utilizamos no dia a dia.

Hoje, várias são as formas de comunicação. As mais básicas são a comunicação oral, na qual utilizamos a fala e sons para manter um dialogo; e a comunicação escrita, que utilizamos símbolos (letras) para passar nossa mensagem ao outro. Ainda temos a comunicação corporal, que utiliza-se de expressões faciais, gestos e posturas; a comunicação eletrônica, que utiliza de tecnologias como rádio, televisão e internet; e a comunicação impressa, que surgiu com a impressão da Bíblia.

Comunicação não é qualquer sinal diferente que percebemos. Por exemplo, quando o céu fica escuro, sabemos que irá chover, contudo isso não é considerado comunicação. Para que ocorra comunicação é necessário que exista um emissor – aquele que inicia a comunicação -, uma mensagem a ser transmitida e um receptor – a pessoa que recebe essa mensagem. A comunicação pode ser considerada um ato social. É através dela que as sociedades surgiram e se mantém, pois ela nos insere em um contexto de troca, contato, ligação, diálogo e convívio.

A escola, juntamente com a família, tem o dever de inserir a criança na comunicação escrita. Ao chegar no ensino fundamental, a criança já domina a comunicação oral e, normalmente, a corporal; neste período começa a alfabetização, processo o qual desenvolve a escrita e a leitura, possibilitando a criança participar ativamente dos mais variados tipos de comunicação que a sociedade tem. Outro dever da escola é mostrar aos estudantes, fazendo com que identifique e interpretem os diferentes gêneros textuais, que tem importante papel na comunicação.

Gêneros textuais são os mais diversos tipos de texto que utilizamos para que uma mensagem seja transmitida com sucesso ao receptor. Podemos citar as receitas, propagandas de televisão, rádio, etc.; blogs, e-mail, textos dissertativos, notícias, bulas de remédio, resenha, resumo, entre outros.

Fazer com que o aluno reconheça estes tipos de comunicação e saiba usá-los de forma correta, é papel da escola na busca de uma educação de mais qualidade, pois sem comunicação não existe interação social e a escola tem o principal dever de inserir a criança no convívio social e humano.

Ângela Balz, Pós-graduanda em Educação Interdisciplinar, FAISA Faculdades.

Luciane Sippert, Pós-graduada em Ensino-aprendizagem de línguas e Mestre em Educação, Docente na FAISA Faculdades.



[1] Texto produzido na disciplina de Comunicação em Contexto Interdisciplinar, do Curso de Pós-Graduação em Educação Interdisciplinar, da FAISA Faculdades.

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