sábado, 2 de abril de 2011

A mensagem - Jacques Prévert



As linhas deste texto foram misturadas. Tente reconstruir o poema original.

1.A cadeira onde alguém sentou
2.A cadeira que alguém derrubou
3.A carta que alguém leu
4.A estrada onde alguém corre
5.A porta que alguém abriu
6.A porta que alguém abriu
7.A porta que alguém fechou
8.O bosque que alguém atravessa
9.O fruto que alguém mordeu
10.O gato que alguém acariciou
11.O hospital onde alguém morreu
12.O rio onde alguém se joga

FAÇA A LEITURA DA IMAGEM

É possível fazer uma relação com o poema?
Use sua criatividade:
Imagine o que está escrito na carta que está no envelope da imagem... quem escreveu? quando? por que?


26 comentários:

  1. Sugestão de Atividade compatilhada pelo professor Eric Chartiot.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. 5
    7
    3
    1
    2
    10
    6
    4
    8
    9
    12
    11
    acho que esssa seria uma ordem legal

    ResponderExcluir
  4. ele recebeu uma carta dizendo que sua relação com a sua namorada estava acabada não tinha mais volta.
    o homem ficou triste e revoltado,como não tinha mais volta resolveu se matar e agora ele deixo uma carta dizendo o por que que ele ia se matar.

    ResponderExcluir
  5. 5
    3
    1
    10
    9
    2
    6
    7
    4
    8
    12
    11
    PARA MIM ESSA MENSAGEM FICARIA MELHOR ASSIM...

    ResponderExcluir
  6. 6
    3
    1
    10
    2
    4
    8
    9
    12
    5
    11
    Acho que a msg fica melhor asssssss

    ResponderExcluir
  7. A muitos anos atras seu filho tinha ido morrar em um outro país,e em um dia ele recebeu uma carta q seu filho havia sido atropeladoo e não resestiu as ferimentos e morreu o homem era pobre e não condiçoes nem de ir no interro do proprio filho então ele não tinha mais nada na vida ai foi a um penhasco olhou para baixo e falou:
    Nossa como e altou então ele sentou e pensou bem e resolveu tentar reconstruir a sua vida e não pulou mais do penhasco ajeitou uma mulher e começou sua vida novamente sem tragedias sem brigas td paz e amor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Querido...

    Estou escrevendo está carta por que não tive coragem
    de te contar pessoalmente .O meu amor por você foi acabando aos poucos eu não sinto mais oque eu sentia no começo do nosso namoro.
    Eu não tenho culpa disso não sou eu que mando em meus sentimentos .Eu só quero deixar bem claro que nunca te trai mas sabe ? eu cansei de ficar em casa te esperando sem ter nada para fazer você nunca prestava atençâo em mim nunca lembrou o dia do meu aniversário você nem sabe que dia a gente começou namorar você não sabe nada sobre mim porque nunca esteve enteressado em saber e eu fui levando não falava nada para não te magoar mas não percebi que estava me machucando mais do que nunca pensei só no seu lado e esqueci de mim.
    Por isso tomei essa decisão estou te deixando vou embora tentar encontrar alguém que não pense só nele mesmo que de valor pra mim também
    beijos até algum dia se eu voltar...

    ResponderExcluir
  10. meu amor
    estou te mandando essa carta pois eu sinto muito por te fazer sofrer,por te deixar triste,as vezes brigamos e me sinto culpada por isso.eu gosto de voce mais isso nao da mais certo eu sei que estou dentro do seu coraçao mais nao quero te fazer sofrer mais.por isso quero terminar com voce,eu sei que voce vai fica triste se perguntando por que terminanei com voce mais nao posso te contar sao motivos que nao contarei pra ninguem.por favor nao faça qual quer bobagem tentando se matar.seja feliz para sempre.

    ResponderExcluir
  11. Hoje é um dia que resolvi tomar uma atitude muito importante, que ira mudar a minha vida e de muitas pessoas ao meu redor.
    Estou me despedindo das pessoas que amo e que adoro, que foram muito importantes para mim em tudo o que fiz, nas escolhas em que fiz.
    Resolvi tomar coragem e acabar com o mal que me afeta, a perda de um grande amor, pois me apaixonei por alguém, que nunca esqueci e nunca esquecerei.
    Pensei muito e resolvi me matar por amor.Minha vida não tem sentido sem ela.vou para perto de quem amo muito.Um beijo amo todos vcs e me perdoem por essa atitude inesperada...

    ResponderExcluir
  12. A porta que alguém abriu
    A porta que alguém fechou
    A cadeira onde alguém sentou
    A carta que alguém leu
    A cadeira que alguém derrubou
    A porta que alguém abriu
    A estrada onde alguém corre
    O bosque que alguém atravessa
    O fruto que alguém mordeu
    O gato que alguém acariciou
    O rio onde alguém se joga
    O hospital onde alguém morreu

    Assim :D

    ResponderExcluir
  13. Querido Amigo Jonas!
    Tenho uma coisa para te contar mas não sei como começar.
    Mas vou tenque contar por que não consigo aquentar mais isso...
    Não quero o seu mal,mas a sua namorada esta te traindo com outro homem..
    E esse homem sou eu..
    Eu sei que você, nunca mais vai querer conversar comigo, me desculpa, mas aconteceu..
    Pede para Betina q ela irá te contar tudo.
    Mas eu nunca pensaria que iria acontecer isso comigo e com a Betina.
    Desculpe por isso que aconteceu,eu não queria que estragase nossa amizade por causa de uma mulher..
    Mas sei que você nunca ira me desculpar, mas eu faço de tudo pra nós continuar nossa amizade.
    Estou saindo da cidade, para não cometer mais erros, mas não poderia sair sem pedir desculpas para você.
    beijos de seu amigo Wesley.

    ResponderExcluir
  14. Quando eu partir, nao se lamente.
    Pode chorar,mas nao desperdice muitas làgrimas.
    Guarde nossos sorrisos.
    Nossos abraços.
    Tente lembrar de algumas brigas.
    Mas só daquelas em que nos reconciliamos.
    E lembre-se do "eu te amo".

    ResponderExcluir
  15. Meu querido irmao!!!
    Estou mandando essa carta pra voce por que eu descobri que sua namorada esta te traindo com o teu melhor amigo.Eu nao queria te contar mas nao aguentei,vendo o meu irmao sendo traido,voce nao merecia ela,eu sempre te falei que ela nao te amava que ela aceitou namorar com voce por causa do dinheiro,nos te alertemos mas voce nao acreditou viu o que deu.Oque voce vai fazer?Se voce quer ver com os teus olhos mesmo venha agora ate a praça,ela esta com ele,se voce nao acredita nao vou te ensistir mas nao quero ver meu irmao traido.
    BEIJOS DE SUA MANA QUERIDA
    TE ADORO!!!!!!!
    Abre o olho ...

    ResponderExcluir
  16. 5
    7
    1
    10
    9
    3
    2
    8
    12
    11
    para mim assim fica mais correto

    ResponderExcluir
  17. 5
    7
    1
    10
    9
    3
    2
    8
    12
    11
    pra mim fik melhor assim esta correto

    ResponderExcluir
  18. Esta carta fala de um homem que terminou o namoro e acha que sua vida não tem mais sentido pois ele não sabe viver sem ela não consegue viver sem o grande amor de sua vida e acha que a única solução é por um fim em sua vida para parar de sofrer por ela.
    Minha Amada.
    Você é eternamente responsável pos seus atos, e vc é a grande responsável por a minha morte,minha vida fica sem sentido se não tenho você aqui do meu lado fica muito ruim de saber que você mão me amava do mesmo jeito que eu te amava em saber q você naum pensava do mesmo modo que eu pensava em você.Você me machucou muito feriu o meu coração enganou os meus sentimentos.
    Agora vou me matar pois sem você eu não sei viver,você era a única razão da minha vida e já que você naum me quer mais naum tem porquê eu continuar vivo vou morrer de desgosto
    Ainda Te Amo
    Adeus.

    ResponderExcluir
  19. A porta que alguém abriu
    A porta que alguém fechou
    A cadeira onde alguém sentou
    A carta que alguém leu
    A cadeira que alguém derrubou
    A porta que alguém abriu
    A estrada onde alguém corre
    O bosque que alguém atravessa
    O fruto que alguém mordeu
    O gato que alguém acariciou
    O rio onde alguém se joga
    O hospital onde alguém morreu

    ResponderExcluir
  20. 5-7-1-10-9-3-2-8-12-11
    Assim é mais correto (eu acho) :s

    ResponderExcluir
  21. HOJE É UM DIA MUITO DIFÍCIL PARA MIM,MINHA MULHER ME ABANDONOU,DEIXANDO UM FILHO DROGADO QUE ROUBA PARA SOBREVIVER OU MELHOR PRA MANTER O VICIO E NAO MORRER QUE DÓ SUICIDIO LENTO É O PROCESSO ELE NUNCA FOI ESTRELA NUNCA FOI SUCESSO CONTAMINADO HIV POSITIVO QUAL É A DIFERENÇA DO INIMIGO PRO PERIGO E AGORA PRA PIORAR A SITUAÇAO ELE FOI PRESO POR POSSE ILEGAL DE ARMAS. MEU MENINO PAROU DE IR A ESCOLA,PERDEU O EMPREGO,PASSA AS HORAS DO DIA EM SEUS AMIGOS SE DROGANDO NAO SEI MAIS O QUE FAZER COM ELE,JA PERDI TODAS AS MINHAS ESPERANÇAS EM AJUDA-LO A MELHORAR JA TIREI TODAS AS CARTAS DE MINHA MANGA.EU NAO CONSIGO ME LIVRAR DA BEBIDA PASSO QUASE TODOS OS DIAS EMBRIAGADO EM BARES,GASTO TODO MEU DINHEIRO EM BEBIDAS AI DEPOIS NAO TENHO PARA SUSTENTAR A MIM MESMO AS CONTAS JA ATRASADAS NAO SEI MAIS O QUE FAÇO,NAO CONSIGO MAIS ME CONTROLAR PERDI O CONTROLE DA SITUAÇAO.VOU ENTRAGAR A DEUS A MINHA VIDA.AGRADEÇO A TODAS AS PESSOAS QUE ME AJUDARAM E ME APOIARAM,ESPERO QUE MEU FILHO UM DIA POSSA MUDAR E SER UMA PESSOA MELHOR.TOMARA QUE MINHA MULHER SEJA FELIZ NOS BRAÇOS DE UM OUTRO HOMEM.
    ADEUS.

    ResponderExcluir
  22. A verdadeira força da esperança
    Um dia um homem caminhava deprimido por uma estrada ao lado de um penhasco ele estava tao triste que pensava até em se matar,ele ele achava que nao tinha mais motivos para viver ele entao resolveu pular do penhasco,escreveu uma carta e largou no chão.
    Ele estava tão perto do penhasco que nao tinha mais volta, a unica saida era se agrrar a uma arvore chamada vidqa que estava perto dele mas ele nao conseguia alcançar, ele entao ficou paralizado nao conseguia se movimentar para feente ele entao se virou e ficou espantado, sua sombra estava agarrada na arvore,estava agrrada na arvore da vida, ela queria viver a sombra tmha um nome e seu nome era esperança e a esperança era o unico senteimento que podia salvar aquele homem, aquele homem que se chamava amor,sim a esperança acabara de salvar o amor , o amor entao se sentou e leu a carta novamente onde dizia que ele nao tinha mais motivos de viver ele nao existia mais nos coraçoes das pessoas.
    Ele estava muito arrependido,e muito agradeçido a esperança.
    Graças a esperança o amor reina até hoje nos coraçoes de todos nós.
    Sem a esperança,o carinho ,a paz...O amor nao é nada.

    ResponderExcluir
  23. QUERIDO SANTIAGO,ME PERDOE MAS EU NAO ESTOU MAIS APAIXONADA POR VOCE.VIVÍ HISTÓRIAS LINDAS COM VOCE QUE NUNCA VOU ESQUECER.VOU SER MUITO FELIZ POIS VOU ME CASAR COM A PESSOA QUE EU AMO,E DESEJO O MESMO POR VOCE. BJS

    ResponderExcluir
  24. Adorei a proposta, vou aplicar com meus alunos!
    ;)

    ResponderExcluir
  25. Amei a proposta, aliás postei-a no meu blog:
    www.irinesz.blogspot.com
    Lu, são tantas maravilhas que você nos passa
    na oficina, que teremos mais prazer em trabalhar com nossos alunos.
    Grande beijo, lindona...!

    ResponderExcluir