quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA VIDA DAS PESSOAS E NA ESCOLA[1]


 

 

A vida em sociedade só é possível através de um processo social básico chamado comunicação, pois é através dela que os seres humanos fazem trocas e realizam todo e qualquer intercâmbio. A comunicação pode ser considerada a base do relacionamento interpessoal e da economia, pois ela rege todas as relações humanas.

Todo mundo sabe o que é comunicação, mas ninguém sabe defini-la com precisão, entretanto é de suma importância que saibamos que o ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém) sempre será necessário e estará presente em nossas vidas.

Existem vários tipos de comunicação, porém a mais típica delas é a comunicação verbal oral, pois é através dela que o homem mantém relações sociais com as outras pessoas.

Podemos tratar a comunicação como um fenômeno concreto e objetivo que só ocorre quando um ser A consegue transferir uma informação para um ser B, e para que isso ocorra, é necessário que, estejam envolvidos três elementos básicos: um emissor, uma mensagem e um receptor.

Cinco grandes etapas marcam o caminho percorrido e a evolução da comunicação humana até o presente. São elas: Comunicação corporal; Comunicação oral; Comunicação manuscrita; Comunicação impressa; Comunicação eletrônica.

O homem foi aprimorando com o tempo essas formas de comunicação, entretanto, utiliza-as até hoje.

A história da comunicação resume-se em: corpo, fala, escrita, imprensa e telecomunicações e essas diversas formas não surgiram para substituir as mais antigas, mas de certo modo, para completar, se apoiar umas nas outras, influenciando-se e se integrando.

Entende-se que a comunicação é importantíssima em nossa vida, pois através dela é que podemos nos relacionar socialmente.

Na escola, a comunicação é a ferramenta básica para todas as situações, pois é através dela que os professores, funcionários e alunos conseguem se relacionar e transmitir todas as informações necessárias para que ocorra uma aprendizagem significativa para a educação. Portanto, a comunicação é de suma importância em qualquer situação, tanto em nossas vidas, quanto na escola, principalmente para que ocorra a interdisciplinaridade de maneira correta.

 

 

 

Kerli Nunes Figueiredo, Pós-graduanda em Educação Interdisciplinar, FAISA Faculdades.

Luciane Sippert, Pós-graduada em Ensino-aprendizagem de línguas e Mestre em Educação, Docente na FAISA Faculdades.



[1] Texto produzido na disciplina de Comunicação no Contexto Interdisciplinar, do Curso de Pós-Graduação em Educação Interdisciplinar FAISA Faculdades.

Um comentário: