segunda-feira, 1 de outubro de 2012

NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL EXIGE MUDANÇAS METODOLÓGICAS E CONHECIMENTOS RELACIONADOS ÀS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

O mundo está em constante transformação, assim também a educação com o passar dos tempos passou por inúmeras mudanças. Podemos destacar especialmente a metodologia de ensino que há tempos atrás era baseada na decoreba e a aprendizagem era sinônimo de memorização. A maioria dos conteúdos era trabalhada com um fim em si mesma, o professor era o único detentor do conhecimento que tinha como função transmitir informações, muitas vezes descontextualizadas da vida dos educandos. Atualmente, Vivemos um tempo caracterizado por mudanças constantes e velozes, muitas dessas relacionadas à evolução e disseminação das tecnologias da informática e da comunicação – TICs -, além do acúmulo de conhecimento, resultante de toda produção intelectual dos séculos passados e início deste século XXI. Essa desafiante realidade estimula o professor a estar aberto ao novo, a repensar e a ressignificar sua prática, bem como refletir sobre as novas competências necessárias para ensinar, especialmente sobre metodologias que envolvam a ludicidade, isto é, o prazer por aprender, bem como procurem tornar suas aulas e conteúdos trabalhados cada vez mais relevantes e significativos para a vida dos alunos.
Neste novo paradigma educacional, além de trabalhar conteúdos, o educador precisa ter a capacidade de perceber o que o aluno necessita em cada momento, envolvê-lo no processo ensino-aprendizagem, motivando-o a trabalhar, ajudando-o na superação de suas dificuldades, bem como se desafiando a aprender a trabalhar com as novas tecnologias da informação e da comunicação que estão sendo oferecidas neste momento histórico que estamos vivendo. Desta forma, o professor estará guiando o aluno na construção de seus instrumentos intelectuais e sociais, capacitando-o a tornar-se protagonista de sua aprendizagem e de sua história, ao mesmo tempo em que ensina também está continuamente aprendendo.
Luciane Sippert, Graduada em Letras, Especialista em Ensino-aprendizagem de Línguas e Mestre em Educação nas Ciências, professora do Estado do Rio Grande do Sul, Docente e Coordenadora de Extensão e do Curso de Educação Física da FAISA Faculdades, de Santo Augusto.
 
 
 


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