No dia 18 de fevereiro, ministrei a Palestra Motivacional,
“Gestão
Emocional: administrando emoções”, na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Raimundo Almeida, da qual participaram a equipe
diretiva juntamente com todas as professoras e funcionárias.
Segundo Goleman (1998) as
escolas deveriam oferecer disciplinas como “desenvolvimento emocional”,
“aptidões para a vida” e “aprendizado social e emocional”. Como estratégia o
autor sugere que se faça uso das tensões e traumas da vida cotidiana dos
alunos, que trate na sala de aula de problemas reais, pois para ele o
aprendizado não pode ocorrer de forma isolada dos sentimentos dos mesmos. Ë necessário
que se faça uma alfabetização emocional.
Ser emocionalmente alfabetizado é tão importante na aprendizagem quanto a
matemática e a leitura. Nesse sentido, todos tiveram a oportunidade de refletir
sobre sua competência emocional, bem como despertar todo o entusiasmo e
motivação que o trabalho com a educação requer de todos os envolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário