sexta-feira, 11 de março de 2016

APRENDER GERA FELICIDADE

Vivemos em uma sociedade em que a conquista da felicidade muitas vezes está associada à busca pelo dinheiro, beleza e poder. No entanto, estudos científicos relacionados à neurociência, realizados nos Estados Unidos desde a década de 90, têm apresentado inúmeras descobertas especialmente relacionadas ao cérebro e às emoções. Dentre estas descobertas, destacam-se os resultados de exames capazes de mapear no cérebro as emoções, ou seja, a área do prazer ou sofrimento que uma pessoa sente com qualquer tipo de atividade.
Quando temos uma experiência que gere prazer, esta nos traz uma satisfação e uma sensação de plenitude. Esta sensação corresponde à felicidade e tal emoção aciona partes específicas do cérebro, com isso foi possível constatar algumas situações que realmente geraram prazer para as pessoas. Surpreendentemente, os exames demonstraram que pessoas extremamente ricas, belas e poderosas apresentaram muito mais emoções ligadas à dor e ao sofrimento do que ao prazer como muitos esperavam. O medo de ser assaltado ou sequestrado, o medo de engordar, envelhecer ou perder o poder era muito maior que a felicidade que o dinheiro, a beleza e o poder poderiam proporcionar.
Estranhamente, constaram também que algumas pessoas sentem prazer ao sentir dor, pois possuem a crença de que precisam sofrer de alguma forma para se redimir de alguma culpa. O que segundo a médica e palestrante Anete Guimarães estaria relacionado ao circuito culpa-recompensa, o qual de alguma forma precisa ser rompido pelo autoconhecimento, mas este é um assunto que dá muito pano pra manga e pretendo abordar em outro momento.
O que me fez trazer esta reflexão foi justamente a constatação de que a atividade que mais felicita o homem é APRENDER. E neste início de Ano Letivo faço questão de enfatizar isso. Quando as pessoas estão aprendendo, as áreas do cérebro que registram as emoções relacionadas ao prazer são as mais ativas. Da mesma forma, o sentimento de SUPERAÇÃO gera endorfinas, que produzem uma sensação de alegria e bem estar na pessoa. Assim, é muito importante não apenas começar com todo o gás, mas mantê-lo no decorrer do ano, procurando superar-se a cada dia.
Reafirma-se assim um pensamento da sabedoria popular “Poucas coisas são necessárias para fazer feliz o homem sábio, ao mesmo tempo, nenhuma fortuna satisfaria um inconformado”. Quanto mais necessidade gerarmos, mais teremos que batalhar para satisfazê-las e o risco de vivermos infelizes é muito maior. Ao mesmo tempo, quanto mais agradecidos nos sentirmos com o que já possuímos e voltarmos nossa mente e nosso coração para o que nos faz feliz verdadeiramente, estaremos dando um grande passo em nossas vidas.
Estar com a família, com amigos, ouvir músicas, contemplar a natureza, fazer uma viagem ou uma leitura agradável, meditar, orar, praticar esportes, trabalhar, estudar, aprender, superar-se... Enfim, procuremos vivenciar experiências construtivas, façamos tudo com amor e sentimento de gratidão. Isso irá gerar emoções que certamente nos farão bem e felizes!!!

Desejo um ano repleto de novas aprendizagens e felicidade a todos!!!
Texto Publicado no Jornal "Novo Noroeste", em 04.03.2016.