quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ESCOLA RAIMUNDO ALMEIDA REALIZA REUNIÃO DE ABERTURA DO ANO LETIVO


 

                No dia 18 de fevereiro, ministrei a Palestra Motivacional, “Gestão Emocional: administrando emoções”, na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Raimundo Almeida, da qual participaram a equipe diretiva juntamente com todas as professoras e funcionárias.

                Segundo Goleman (1998) as escolas deveriam oferecer disciplinas como “desenvolvimento emocional”, “aptidões para a vida” e “aprendizado social e emocional”. Como estratégia o autor sugere que se faça uso das tensões e traumas da vida cotidiana dos alunos, que trate na sala de aula de problemas reais, pois para ele o aprendizado não pode ocorrer de forma isolada dos sentimentos dos mesmos. Ë necessário que se faça uma alfabetização emocional. Ser emocionalmente alfabetizado é tão importante na aprendizagem quanto a matemática e a leitura. Nesse sentido, todos tiveram a oportunidade de refletir sobre sua competência emocional, bem como despertar todo o entusiasmo e motivação que o trabalho com a educação requer de todos os envolvidos.

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA VIDA DAS PESSOAS E NO CONTEXTO ESCOLAR[1]


 

 

 

Comunicar-se é essencial para a vida em sociedade. Desde os tempos primórdios, o homem buscou formas diferenciadas de estabelecer comunicação entre os seres de sua espécie. Pinturas rupestres em cavernas, desenho de símbolos, as letras e a fala são algumas formas que o ser humano desenvolveu ao longo da história para comunicar-se. Graças aos nossos antepassados, que foram aprimorando as maneiras de estabelecer comunicação, que hoje conhecemos diversas línguas – faladas e escritas – que utilizamos no dia a dia.

Hoje, várias são as formas de comunicação. As mais básicas são a comunicação oral, na qual utilizamos a fala e sons para manter um dialogo; e a comunicação escrita, que utilizamos símbolos (letras) para passar nossa mensagem ao outro. Ainda temos a comunicação corporal, que utiliza-se de expressões faciais, gestos e posturas; a comunicação eletrônica, que utiliza de tecnologias como rádio, televisão e internet; e a comunicação impressa, que surgiu com a impressão da Bíblia.

Comunicação não é qualquer sinal diferente que percebemos. Por exemplo, quando o céu fica escuro, sabemos que irá chover, contudo isso não é considerado comunicação. Para que ocorra comunicação é necessário que exista um emissor – aquele que inicia a comunicação -, uma mensagem a ser transmitida e um receptor – a pessoa que recebe essa mensagem. A comunicação pode ser considerada um ato social. É através dela que as sociedades surgiram e se mantém, pois ela nos insere em um contexto de troca, contato, ligação, diálogo e convívio.

A escola, juntamente com a família, tem o dever de inserir a criança na comunicação escrita. Ao chegar no ensino fundamental, a criança já domina a comunicação oral e, normalmente, a corporal; neste período começa a alfabetização, processo o qual desenvolve a escrita e a leitura, possibilitando a criança participar ativamente dos mais variados tipos de comunicação que a sociedade tem. Outro dever da escola é mostrar aos estudantes, fazendo com que identifique e interpretem os diferentes gêneros textuais, que tem importante papel na comunicação.

Gêneros textuais são os mais diversos tipos de texto que utilizamos para que uma mensagem seja transmitida com sucesso ao receptor. Podemos citar as receitas, propagandas de televisão, rádio, etc.; blogs, e-mail, textos dissertativos, notícias, bulas de remédio, resenha, resumo, entre outros.

Fazer com que o aluno reconheça estes tipos de comunicação e saiba usá-los de forma correta, é papel da escola na busca de uma educação de mais qualidade, pois sem comunicação não existe interação social e a escola tem o principal dever de inserir a criança no convívio social e humano.

Ângela Balz, Pós-graduanda em Educação Interdisciplinar, FAISA Faculdades.

Luciane Sippert, Pós-graduada em Ensino-aprendizagem de línguas e Mestre em Educação, Docente na FAISA Faculdades.



[1] Texto produzido na disciplina de Comunicação em Contexto Interdisciplinar, do Curso de Pós-Graduação em Educação Interdisciplinar, da FAISA Faculdades.

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA VIDA DAS PESSOAS E NA ESCOLA[1]


 

 

A vida em sociedade só é possível através de um processo social básico chamado comunicação, pois é através dela que os seres humanos fazem trocas e realizam todo e qualquer intercâmbio. A comunicação pode ser considerada a base do relacionamento interpessoal e da economia, pois ela rege todas as relações humanas.

Todo mundo sabe o que é comunicação, mas ninguém sabe defini-la com precisão, entretanto é de suma importância que saibamos que o ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém) sempre será necessário e estará presente em nossas vidas.

Existem vários tipos de comunicação, porém a mais típica delas é a comunicação verbal oral, pois é através dela que o homem mantém relações sociais com as outras pessoas.

Podemos tratar a comunicação como um fenômeno concreto e objetivo que só ocorre quando um ser A consegue transferir uma informação para um ser B, e para que isso ocorra, é necessário que, estejam envolvidos três elementos básicos: um emissor, uma mensagem e um receptor.

Cinco grandes etapas marcam o caminho percorrido e a evolução da comunicação humana até o presente. São elas: Comunicação corporal; Comunicação oral; Comunicação manuscrita; Comunicação impressa; Comunicação eletrônica.

O homem foi aprimorando com o tempo essas formas de comunicação, entretanto, utiliza-as até hoje.

A história da comunicação resume-se em: corpo, fala, escrita, imprensa e telecomunicações e essas diversas formas não surgiram para substituir as mais antigas, mas de certo modo, para completar, se apoiar umas nas outras, influenciando-se e se integrando.

Entende-se que a comunicação é importantíssima em nossa vida, pois através dela é que podemos nos relacionar socialmente.

Na escola, a comunicação é a ferramenta básica para todas as situações, pois é através dela que os professores, funcionários e alunos conseguem se relacionar e transmitir todas as informações necessárias para que ocorra uma aprendizagem significativa para a educação. Portanto, a comunicação é de suma importância em qualquer situação, tanto em nossas vidas, quanto na escola, principalmente para que ocorra a interdisciplinaridade de maneira correta.

 

 

 

Kerli Nunes Figueiredo, Pós-graduanda em Educação Interdisciplinar, FAISA Faculdades.

Luciane Sippert, Pós-graduada em Ensino-aprendizagem de línguas e Mestre em Educação, Docente na FAISA Faculdades.



[1] Texto produzido na disciplina de Comunicação no Contexto Interdisciplinar, do Curso de Pós-Graduação em Educação Interdisciplinar FAISA Faculdades.