segunda-feira, 23 de abril de 2012

“A renovação do ensino em sala de aula é uma necessidade urgente”

Entrevista publicada no Jornal "O Alto Uruguai", de Frederico Westphalen e Jornal "Impacto Regional", de Humaitá.

  
LUCIANE SIPPERT, Professora, graduada em Letras, Especialista em Ensino-aprendizagem de Línguas e Mestre em Educação nas Ciências, pela UNIJUÍ. Professora do Estado do Rio Grande do Sul, Docente e Coordenadora de extensão da FAISA FACULDADES. Com experiência docente na Educação Básica Ensino Fundamental e Médio - e Superior – Graduação e Pós-graduação, Palestras, Oficinas e Apresentação Oficial de Eventos. Consultora na área de Educação e Língua Portuguesa. Possui vários artigos apresentados em Eventos Científicos e publicados em periódicos da área da educação.



1. Em que nível chega a nossa necessidade de renovar o ensino em sala de aula?
A renovação do ensino em sala de aula é uma necessidade  urgente e indiscutível em nossas escolas. A cada dia que passa, os professores sentem-se mais desafiados a buscar alternativas, novas metodologias, para ensinar e encantar ao mesmo tempo. Quem preferir manter-se em sua mesmice dificilmente vai se sentir realizado com seu trabalho, pelo contrário vai enfrentar problemas cada vez maiores de indisciplina e presenciar dificuldades de aprendizagem por parte de seus alunos . Inovar, renovar, buscar novas alternativas é o caminho para a melhoria da qualidade de ensino e consequente realização profissional do educador. Como afirma Tom Peters, no livro “Reimagine”,  “Aprendemos... muito...quando queremos aprender. E não aprendemos absolutamente nada...independentemente de quais possam ser as consequências...se não for interessante, excitante, divertido e relevante”.


2. Com o que se oferece nas escolas do estado, tanto em termos de infraestrutura, quanto em condições econômicas, é possível se pensar em mudanças efetivas para inovar a educação e sala de aula?
Para responder esta pergunta, vou retomar o que Celso Antunes,  um dos professores e pesquisadores mais renomados na área da educação em nosso país afirma, “...a transformação de uma escola comum em uma escola de excelente qualidade não envolve despesas ou sacrifícios, mas sólida e coerente vontade de uma equipe, amparada por uma meta significativa.” Isso não quer dizer que a infraestrutura, as condições econômicas não influenciem, mas não são elas que irão determinar a possibilidade de mudanças efetivas para inovar a educação e fazer a diferença em sala de aula. Cada professor pode fazer a diferença se assim o desejar e buscar estar em contínuo aperfeiçoamento para acompanhar as mudanças que estão acontecendo em nossa sociedade.


3. Que dicas você daria a professores e equipes pedagógicas que buscam a renovação em sala de aula?
Este é um tema que eu tenho trabalhado bastante nos cursos e seminários de formação continuada para educadores.
O professor precisa estar atento às mudanças que vêm ocorrendo dentro e fora da escola. Estar atendo às novas formas de ensinar e de aprender. Estar atendo aos novos e mais desafiadores papéis do professor. Conhecer as suas capacidades e limitações. Criar a sua marca pessoal. Construir a sua própria imagem. Em síntese, para que a renovação aconteça em sala de aula e nas escolas de modo geral, estamos sendo desafiados a sermos o Professor 10 “Ps”,  que é aquele que tem:
Prioridade
Plano
Paciência
Persistência
Pontualidade
Prática
Positividade
Postura
Perseverança
Paixão